O Museu Cidade de Jaguaruna é mantido pela Prefeitura Municipal de Jaguaruna, vinculada a Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ocupa a antiga Casa do Agente Ferroviário de Jaguaruna.

A instituição foi criada para contar a hístória da cidade, reuniu e expõe acervos provenientes da cultura indígena Tupi-Guarani e dos sambaquis, artes visuais como fotografias e obras de arte, retratando as diferentes épocas de formação do município jaguarunense, objetos de uso cotidiano e maquetaria das tradições populares como folguedo do boi de mamão e indumentário da Festa do Divino, entre outros.

O casarão onde hoje o Museu funciona foi construído as margens da Estrada de Ferro Tereza Cristina, é uma obra arquitetônica antiga, datada da década de 20 cujo objetivo era servir de residência para profissionais da estrada de ferro, notadamente o agente ferroviário. A casa foi adquirida pelo poder publico municipal em 1995, que veio a ser inaugurado como Museu no dia sete de setembro de mil novecentos e noventa e seis. Sendo TOMBADO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO MUNICIPAL CONFORME A LEI NÚMERO 1322/2009.

Conforme estabelecido pela Lei Federal 11.904/2009 e previsto no Estatuto dos Museus e pelo decreto número 8.124/2013, o plano museológico é uma ferramenta de planejamento estratégico, essencial na gestão de uma instituição.

Neste interim o plano museológico do Museu Cidade de Jaguaruna foi concluído com êxito e atuante desde 2016, torna se um planejamento necessário para a definição e priorização dos objetivos e das ações do funcionamento de um museu, sendo instrumento fundamental para a sistematização do trabalho interno e para atuação desses espaços culturais na sociedade.

Horário de atendimento:
Das 8h às 12:00 das 13:00 as 17:00